Ora..... boas. Foi sugerido por um anónimo no dia 24 de Março no tópico anterior, e eu achei muito boa ideia, por isso, vou- me apoderar dela. MUAHAHAHAHAHA! =P
Vamos criar aqui no blog, o "Manual do Vendedor". Sugiram, dêem ideias com comments neste tópico que eu depois trato de fazer isso.
Começo por deixar a 1a ideia:
Regra nr.1- Nunca dar graxa ao chefe.
xD
Sem mais.... HASTA!
sábado, 28 de março de 2009
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56 comentários:
Acho boa ideia. Já que estamos a falar de regras aqui vai a número dois: Diz não aos relatórios se não gostas de ser manipulado.
3-"não trabalhes depois de ter picado"
4ª - Nunca acredites no que o chefe de loja diz!!
5ª - Não pedir licença aos estimados clientes para deixar passar com o electrico. Buzinar.
6ª - Nunca faças um trabalho de chefe pois não ganhas o mesmo que ele.
7ª- Nao ser bufo
9ª safa te como poderes ..se algo correu mal deita sempre a culpa para alguem.
Nunca andes com dinheiro nos bolsos...
Master... hmmm... essa regra não me parece nada boa...
a 9, mostra a carácter das pessoas...
10- Fazer o nosso trabalho em condições, assim ninguém tem por onde pegar...
É bem.. a regra 10 passa a 9. ^^
Regra 10: Nunca se sentir inferior em frente a nenhum chefe e/ou director da Lidl, porque se nasceste cidadão és igual a eles no que toca a direitos.
axo que o melhor é pedir ao Salvador do liz para escrver o novo manual do vendedor .........
10..ouvir ralhetes do chefe principalmente aqueles que trabalham mais. aqueles(as) que fazem a merda e nao fazem ponta de um corno terão direito a um sorriso e talvez a uma piadinha divertida! bonito nao???????????
Essa ultima dez, infelizmente também é muito verdade,principalmente prás que não fazem ponta de um corno
pra mim uma das regras e deixarem os vendedores fazerem as correçoes.acho que se querem produtividade qd s da 1 toke e se espera pla chefia imenso tempo se o vendedor pudesse fazer a correçao era menos tempo a espera e menos tempo os clientes tavam a espera.nao sei se concordam mas esta e a minha opiniao.Abraço pa todos
Acho correcto. Para além de sermos nós a fazer as correcções ainda se poupava muito tempo e a saude dos funcionários se houvesse um sistema de alarme anti-roubo para evitar que passemos muito tempo a descarregar o carrinho aos clientes. E eles tb agradeciam e talvez comprassem em maiores quantidades
o sistema anti roubo ia fazer subir os preços... alem disso faz bem o exercícios, correcoes tambem acho mal, é sempre bom ter um superior a corrigir. para nao haver problemas...
normalmente nunca preciso de dar um toque, só pra devoluçoes, tem de ser assinadas pelo chefe. se nao querem correçoes, peçam pra separar as compras e estejam atentos.
Quando falei das correcções não foi por achar que devemos tar ao mesmo nivel que os chefes. Não seria tao chato esperar pelo chefe se ele não demorasse eternidades para chegar à caixa e ainda por cima mandam as boquinhas tipo "anda a dormir eu tenho mais que fazer". Para já alguns não fazem a ponta de um corno e para que saibam os chefes quando estao na caixa fazem tantas correcçoes como nós. A diferença e k nao dao tanto nas vistas porque tem chaves para colocar o pos em chave 2 e tb porque tem codigos de acesso. Se não acreditam no final do dia peçam aos chefes para vos mostrarem os RIC'S deles e ai vem mfaz mais correcções.
pois fazem erros, mas tendo a chavs, podemos devolver coisas a nos proprios, era só ficar com os taloes.
11ª nao ir para a cama com um superior so para subir, ou ter outro tipo de regalias..
12ª Nunca ser cinico/a. Se tem problemas com os colegas de trabalhom resolvam-nos cara a cara e em frente ao chefe.
13ª nunca se rebaixem nem permitam insultos por parte de chefes/vendedores. mostrem a vossa personalidade
..................,Venho aqui mais uma vez falar,li um comentario acerca de chefes so berrarem com os que trabalham e é verdade,acontece mesmo comigo, a pressao,as piadas,xego a conclusao que quem lixam os que trabalham sao os lambe botas,teem inveja,mas sou uma pessoa que nao se gosta de se keixar,meu xefe ta sempe bla bla bla comigo,mas xego a um ponto que "desligo"nao me interessa que ele diz,tenho minha coinciencia tranquila,lidl nao tem culpa,sei que em kalker trabalho ah sempre "tretas",mas no lidl e tudo muito exagerado,um dia destes ainda mando ele po......enfim,mas seria axim uma pexoa reles como ele,nao vale pena,sair do lidl?se conseguerirem arranjar algo melhor sim,se teem k ficar epa lutem,lutem,nao sejam parvos,ainda nao percebi a cena dos relatorios,para nos humilhar?pa k e a merda da velocidade de caixa?se apanho uma loja com clientes levarem meia duzia, dame uma media de 11 artigos minuto,vem um xefe, ah e tal k es lento so porke dix um papel,e axim k se ve coisas?e kantas vexes tao nos vigiando no escritorio,sabendo k paxamos produtos rapidamente,mas usam talao para nos lixar,tou muito inclinado para sair do lidl,nao pelas xefias,mas uma escolha minha,se algum xefe estiver lendo ixo,pensem axim,os maiores manipulados sao voces,sabem por kem?lambe botas,ah pois eh eh eh, pensem nixo, e deem valor a kem merece.................................................................................................................................... um client um sorriso
É verdade caro fenix. Pelo que contas até parece que estás a falar da minha loja onde as porcas das vendedoras, alto lá que nem todas, vão para a cama para subirem a chefias, onde todos os chefes sao cinicos, hipócritas e muito mais. Mas isto não vai continuar por muito tempo porque se eu nao me enganar há la uma vendedora que os vai por na linha e olhem que ela e mesmo fera. Essa sim é das melhores vendedoras que já conheci na lidl e se não aproveitam as capacidades dela assim como a sua excelente personalidade podem crer que estao a cometer um grande erro. Mas enfim o lidl e cada vez mais um dos reflexos e causas da podridao da nossa sociedade.
14º nunca acabar uma conversa com uma chefia sem a mandar f**** baixinho
e que tal quando o chefe qualquer um chefe começar a mandar vir conosco operadores mandalo bater com a cabeça na parede e que nos nao somos parede nem madeira para aliviar o stress por isso a parede da muito geito ha e depois vira se as costas e que os meus ouvidos nao sao madeira para martelar pregos
Noticia de ultima hora. Amanha vao ser publicadas no Correio da Manhã fotos de um chefe a comer uma vendedora com o titulo. "Lidl é barato! Entao as chouriças sao do melhor!"
se fosse no 24 horas ainda acreditava:p
DAhhhh era uma pulha mas para alguns come conas era muito bem feito aparecerem umas fotos deles
E que tal no manual do vendedor um capitulo sobre:
- Como aturar a chefia mal humorada porque na primeira semana ainda não conseguimos fazer 24,5artigos/minuto! Tirar cartão no dph não demora 10 minutos/ Empilhar paletes de madeira não se consegue no primeiro dia com o electrico?
Que acham? hummm
P.S: eu já não trabalho no lidl, pk acumulei funçoes noutra empresa e já não aguentava o cansaço á segunda feira!
15ª nunca se envolver com auditores, a coisa acaba sempre por dar torto...
16ª Nunca em situação alguma queimar outro vendedor so para parecer bonito, como foi descrito na regra "6ª - Nunca faças um trabalho de chefe pois não ganhas o mesmo que ele."
ja parece alto livro agora...
mas convinha ter mais...
venham elas pessoal...
Uma das regras deveria ser o facto de a permanência tocar a todos: ser rotativa! Mas como se quer produtividade a 500... caralhinho!
Põem os mais velhos na loja e os mais novos ou menos experientes na caixa!
Isso não acho correcto. Todos os vendedores devem estar ao mesmo nível quer na caixa quer na loja. Devemos saber fazer de tudo pois assim nunca estamos dependentes de ninguem para completar uma tarefa. E deixem de pensar na porcaria das produtividades. Trabalho bem feito e cliente satisfeito e o mais importante acima de tudo.
“CARNE PROIBIDA"
Todos sentados à mesa numa amena conversa, até parecíamos muito amigos …
Mas no fundo tu e ela são bem mais do que isso…!
EU EXPLICO:
- Gostei de ver toda essa produção e tempo gasto nessa tua maquilhagem, não há diluente que pegue ai …!!!
Tudo isso para lhe chamar a atenção nessa noite …!!!
- Gostei de te ouvir perguntar-lhe: “ está tudo bem ?“ Sabendo tu a vida dele de cor e salteada, passando juntos folgas e horas ao telefone.
- Gostei de ver essa troca de sorrisos entre cada garfada, engolindo o mais rápido possível para lhe poderes responder às suas básicas perguntas …!!!
- Gostei de ver a subtileza com que levantavas o copo e o levavas aos teus lábios esborratados e olhando para ele só não trincavas o vidro, porque podias lascar um dente…!!!
- Imagino essa troca de carinhos por debaixo da mesa, longe da vista dos vossos inocentes pupilos, sabendo vocês, que quanto mais proibido, melhor.
- Gostei de ver, ela a tentar dançar para ti, mas não passou de um fraco exibicionismo tirado de um velho filme a preto e branco.
- Ah! Só mais uma coisa: não te despeças com um até amanhã, sabendo tu que é um até já…
- Acaba a noite para alguns e pergunto-me, até quando essa mentira descabida?! Até quando te contentarás com o bobo da corte?! Ou até quando te contentarás com a Cinderela?!
P.S: Puto, não troques de marca de carro, senão já eras… Ah, e espero que não tenhas comido carne, porque era dia Santo.
ASS: O SALVADOR DO LIZ
"Põem os mais velhos na loja e os mais novos ou menos experientes na caixa!"
Com isto não concordo, menos experientes na caixa, só vai fazer que hajam mais toques. e mais gente na caixa, e nunca vão ser experientes se ficarem na caixa...
Todos na caixa e todos na loja. Uma pessoa rápida e e que se saiba desenvicilhar bem na permanência no dia a dia, aceito. Por mim tambem estava sempre na caixa, é o sitio mais facil, simples e menos cansativo de trabalhar, mas nao consigo la estar quando á tanto pra fazer na loja e onde sou preciso.
ya... essa regra n conta ^^
tá bem mas o aldi é melhor.
Os meus parabéns as lojas que ficaram em primeiro na respectiva região. Os seus funcionários devem estar orgulhosos, por trabalhar depois de picar e por comprar as quebras etc...
Chefes dessas lojas, o meu despreso, cobardes, por detrás de um estatuto de superioridade aparente, em que se aproveitam dos funcionários que precisam de trabalhar e os ameaçam, só para estarem um pouco mais acima no ranking, justificando assim o salário que ganham, á custa do abuso sobre funcionários, e não graças á sua capacidade de liderar. Liderar implica ter o respeito e admiração das pessoas, e isso ganha-se também com respeito e trabalho, não com ameaças cobardes. Muitos parabéns a todos os que trabalharam humildemente e tem a consciência de que fizeram um bom trabalho...
tradução lidlês -> Portugues.
Lidlês: Através do nosso crescimento contínuo oferecemos-lhe permanentemente novas possibilidades de desenvolvimento na sua carreira.
Português -> Subida directa para chefia se namorar ou casar com um chefe, atropelando vendedores capazes.
CLONAGEM
Esta e a fabulosa história de uma donzela menina e moça, que por ironia do destino tentou enfrentar o cavaleiro da Ira, mas com as poucas armas que tinha foi pedir ajuda aos mosqueteiros ( Intermarche ) .
EU EXPLICO:
Lá tirou o curso de espadachim mas passado algum tempo voltou para o nosso meio, talvez se tivesse chateado com o Dartacão ou então acabaram se as aulas praticas!
Então veio a conquista do furor das passarelas e das luzes da ribalta onde qualquer candidato ambiciona ser chefe de primeira.
Para isso nada de melhor que a grande casa de costura, onde modelos de elite desfilam no dia-a-dia naquela infindável passerelle
So falta o tapete vermelho, mas como a mestre dos disfarces e maquilhagem já usa unhas vermelhas essa cor do tapete não destacava.
Pertencera ela a uma linhagem? Terá ela encanto, charme, beleza suficiente para ganhar o premio Miss lid´l 09?
Cuidado o cerco provocado pela concorrência é bastante apertado e a Cinderela não gosta de ter adversarias…
A aluna passara a perna a professora? Para isso terá que gostar de andar de Audi ...
PS: Bobo da Corte aguentaras tu com as duas?
ASS: O SALVADOR DO LIZ
eu concordo com que os vendedores tivessem permissoes para fazez correçoes.
pk andao os xefes a nos xatear por causa dos artigos p/min , e mesmo k num dia estivesse sempre a dar gas a passar td mt rapido e basta k estejas á espera (2, 5min ou mais )k 1 xefe venha pra fazer uma correçao , la se vai a tua rapidez toda .
se nao tiveres clientes e estiveres na caixa prioritaria e nao tiveres em pausa no pc , lá se vao os artigos p/min.
em relação ao relatorio , mts deles nao concordo, pk é relatorio por isto , relatorio por akilo , e por mais relatorios k faças mts deles nao passam para alem da xefe de zona , vao para o lixo .
outra coisa k tb nao axo justo é :
estas a repor (e isto aconteceu a um colega meu), ele estava a repor espomante mu, podium e repoz akilo kase até os preçarios , mas colucou as caizas mal e ao fim de um bocado akela porcaria caiu toda e exe meu colega teve k pagar k partiu e ainda nem á 1 mes atraz eram para ai umas 20 h tinhamos kase tudo pronto , só faltava lavar a loja e vai um cliente e decide tirar um pack de cerveja , e nao kis tirar os k estavam á frente e teve a triste ideia de ir tirar as k estavam a tráz , apoio-se nos pack's de ceveja e tirou 1 de traz , mal ele sai de cima das cevejas akela porcaria vai toda ao chao, e depois vem dizer k nao foi ele kando estava la o vigilante e viu td e ainda tentou evitar k akilo cai-se td .
resumindo , se nos (vendedores), estragarmos alguma coisa ou partimos temos de pagar, enkanto os cliente por onde passam estragam e partem nao pagam os estragos .
ixo eu axo mt mal
fikem bem
bem caro vendedor do comentario atras
Tens razao nexe axpecto dos artigos por minuto,a verdade e que muitas vexes os chefes nao veem ixo,e porke?vou explicar como se trama um chefe......
Os chefes kerem k nos trabalharms muito rapido para terem pontinhos na sua avaliaçao,xega la o director,gosta do k ve, e xefinho tem um aumento no ordenado....ah kusta de kem?eu tento paxar sempre muitos artigo por minuto, ker venha 30 artigos ou 10.caro colega nem sei se por lei o vendedor e obrigado a pagar, exas empresas tem seguro,continent, modelo, axo k lidl nao e execpçao,penso k so e excpecao na caixa, k seguro so da 150 euros.
razoes para que o vendedor nao deva pagar:
1 :seguro(se tem seguro seria burla)
2:pressao nos vendedores para nao levaram retalho para dentro
3; no manual do vendedor dix k a altura nao pode ultrapassar dex caixas,(aposto k nem xega).se esta escrito num livro,se e regra,vendedor pagar?
nunka
força pessoal
lol. os artigos por minutos,, só contam quando os estas a passar depois de fazer, Total, não conta mais. enganas-te e não estas atento para fazer a anulação imediata, chamas o chefe continuas a passar tudo e pões total ate ele vir... simples. Em relação a pagar, pagou pk os teus chefes não são em condições. acidentes acontecem, agora se o vendedor foi estúpido, temos pena. Ainda estou a pensar em como se repõe espumante mal... espero que me digas. A tua loja deve ser muito ma... As vinte horas só faltava passar a maquina? e varrer? Só se varre a partir das nove, ou varrem para cima dos clientes? Há com cada um.
o aldi é definitivamente melhor.
isto é para a mesnsagem anónima de 17/4/09 - 4:10
kantos vendedores tem a tua loja ?
onde estou somos pra i uns 9 vendedores e é RÁRO estarem 3 vendedores a fexar e em dias calmos fazemos em media 6 a 13 mil e é ráro sairmos depois das 22:30.
somos poucos e temos mt trabalho , temos k organizar as coisas , no maximo até as 19 horas colucar o maximo de retalho e depois é cartao , varrer e lavar.
e kanto aos clientes só têm é k sair da frente [ lá pk o cliente é um "bem" importante ], nao ker dizer k a loja seja dele e nao nos deixe trabalhar.
cá para mim deves fazer as vontades todas aos clientes , tipo:
-cliene: onde está este produto
-vendedor: á e tal esta ali em baixo e vais la buscar e depois levas ao cliente
ou entao
estas na caixa ves k o cliente esta a levar 1 produto estragado ou arrebentado e xamas 1 colega para ele ir buscar outro artigo igual para o cliente.
comigo nao é axim
se está arrebentado se o cliente ker ele k vá buscar e se o cliente ker informaçoes , eu digo-lhe onde esta o artigo e ele k se desenrrasque .
ja nao basta serem 20:59h/21horas e entra-te 1 cliente na loja , é logo , ja fexou
- á e tal é só pra ir comprar 2 coisas
- ja fexos, temos pena, viesse mais cedo.
nos aprendemos com os erros , pk ja aconteceu entrar clientes as 21h e dizem k é so 2 coisinhas e depois estas la dentro a passear ate as 21:30,
se ouver clientes na loja depois de nos termos fexado a porta de entrada , vamos ter com os clientes , "se nao se importar pode despaxar-se é k a loja fexa as 21h e já passa.
Enkanto ás garrafas de espomante, o colega k as pôs estava la á pouco tempo , e é facil de mandar akilo td ao xao , basta k kando estiveres a repor , nao treves as caixas de cima as de baixo e basta k 1 caixa das pontas cáia k vai tudo abaixo, e em relaçao á minha loja ker vendedores e xefes sao 5 estrelas e a unica pessoa k la esta mal e devia sair é o xefe de zona, pk todas as lojas em k ele é xefe NINGUEM gosta dele.
mas vamos deixar o xefe de zona para os inkeritos vai ser só 5's
pelo o k o xefe de zona explicou:
5 = mau
4 = ...
3 = ...
2 = ...
1 = mt bom ou excelente
A partir do momento em que a loja fecha, varrer, passar a maquina, fruta, cantos, no food e baldes é uma hora, toda a gente sabe isso. Dias calmos 20 mil.Se calhar isso acontece por não varrermos para cima deles lol.
Garrafas compreendo, pk agora os vinhos mais baratos, na minha loja, tem só uma frente e seis alturas, sendo k 1º 2º 3º caixas fechadas, 4º5º6º caixas abertas, ate mete medo lol.
e posso dizer que o meu chefe de zona também é excelente, respeito sempre claro, mas quando as coisas estão mal, vai ter com o vendedor e diz, pk esta mal, como deve ser e pk deve ser daquela forma e nao de outra, isso eu admiro bastante.
quanto aos inquerito deves estar mal informado se es vendedor estas a avaliar os teus chefes na loja e nao o chefe de zona esse fica para os adjuntos e para o chefe de loja
isso dos inqueritos acontece quando?
Nunca fiz nenhum, mas tb só trabalho lá a ano e meio.
De um cliente satisfeito: o blog está giríssimo e se alguns clientes, tal como eu, viessem ler estas postagens talvez tivessem um pouco mais de respeito pelos trabalhadores! quanto a vocês lembrem-se que tal como eu outros podem vir ler e devem mostrar uma frente unida. com isto não quero dizer que não possam ter as vossas opiniões, mas devem ter cuidado ao mostrá-la para fora.
continuem assim! a mim pelo menos alertaram-me para o facto de por vezes estar a fazer coisas erradas, da minha parte pelo menos é mesmo por distracção....
clienta muito satisfeita
Gostei deste ultimo comentário, o de uma cliente, também gostava que nos dissessem o que faze-mos mal, ou o que devemos melhorar.
DEPURALID´L
Com a chegada do novo reforço a passarele 25. a Cinderela vé um novo desafio na sua loja .
Agora vestida do seu fato de treino Gucci esta pronta para ser uma verdadeira personal trainer.!!
EU EXPLICO:
-Adieta naquela casa de costura vai ser escrepulosamente seguida a risca.!!
-Uma dieta mediterrânea a base de saladas impõe- se para o Gula .
- Ele vem gordo e com o pelo liso e sedoso.
-Aqui não há tratamentos VIP.
-Vai ele perder a barriga ?
-Vai ele se confundir no meio daqueles manequins masculinos e esbeltos que passam o dia a desfilar e a passar a mão pelo o cabelo quando passam a frente da Cinderela!
( uma boa avaliação fica sempre bem ).
-sera o Gula o proximo Castelo Branco ?
Sera capaz a Cinderela de disfarçar aquele camião betoneira sem controlo onde qualquer grão de areia solidifica?
PS: JP não percas essa tua imagem de marca !!!
ASS: O SALVADOR DO LIZ
ALDI ALDI ALDI ALDI
loooool muito bom Salvador looooool nada te escapa !looooooooooooooooooooooooool continua ...........
ufa k alivio.... trabalho no lidl a mais de 10 anos e sabem que mais gosto do que faço e das pessoas com quem trabalho (incluindo chefias e cz) certo k e uma excepção mas a minha loja tem muito bom ambiente nao a nada de se andarem a comer uns aos outros.. brincamos mas sabemos medir os espaços .. quanto a pagar o que partir...tb nunca aconteceu.. e esta nao so a minha opiniao mas de todos os colaboradores vamos ter resultados fixes no inquerito
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