Olá!! Já vi que isto por aqui nada animado. =) Ainda bem, é isso que se quer. Hoje vou pegar em 2 temas que foram abordados nos comentários do post anterior: produtividades e chefias. Penso que já falei disso aqui no blog, mas nunca é demais relembrar.
Em primeiro lugar queria dizer que não sou chefia, nem nunca fui 5a chefia sequer, por isso acho que sou insuspeito para abordar o assunto. Li nos comentários que alguém disse que as chefias agora não fazem nada. Errado! Não digo que seja em todas as lojas, mas nas que eu conheço as chefias trabalham mais do que deviam. É claro que há muitas que andam ali a engonhar, outras que chegaram lá sabe Deus como e outras ainda que sabemos perfeitamente como é que lá chegaram.... (if you know what i mean). Mas a maioria trabalham por eles e pelos que não trabalham. Parece fácil mas não é, nem física nem psicologicamente. Desde as inúmeras tarefas que têm para realizar diariamente, controlos, já para não falar que além de todo o trabalho burocrático, ainda têm de fazer imenso trabalho físico para compensar a falta de pessoal que assola todas as nossas lojas.
O que me leva ao outro ponto: as produtividades. Muitas vezes, senão sempre e todos os dias, as chefias além de fazerem mais do que deviam, fazem-no durante mais tempo do que deviam também. Eu não digo que não o estejam a fazer pela loja e em prol dos colegas, mas por vezes não entendem que não só estão a prejudicar todos (a eles inclusive), como ajudam um dos maiores cancros desta empresa: as falsas produtividades. Chefias que picam 8 horas e trabalham 12 são muito comuns em todo lado, e ajudam a que ano após ano, nos exijam cada vez mais, com menos pessoal e com menos condições. Isto ajuda alguém? Sim... =) os senhores lá de cima. Mais ninguém. Enquanto continuarmos a fazer o trabalho de 15 com apenas 10 pessoas, para eles é do melhor. E a culpa, aí sim, é maioritariamente das chefias, que, ainda que apertadas e pressionadas a atingir objectivos, fazem o pior pensando que estão a fazer o melhor. Por este caminho e se continuarem a ceder assim, daqui a uns anos estamos a fazer o trabalho de 20 com 5 pessoas. "Quanto mais uma pessoa se baixa, mais lhe vêm o cu", já dizia a minha bis-avó. Sempre foi e sempre há-de ser assim.
Sem mais... HASTA MA BRODAS!
terça-feira, 4 de março de 2014
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52 comentários:
Antes de mais parabéns pelo post.. explicas-te exactamente o que se passa. Só ha 2 soluções para este problema... ou a empresa cria um sistema mais eficaz de controlar as picagens (o que não me parece vir a acontecer tão brevemente até porque não lhes interessa) ou começamos a denunciar estas graves infracções ao código de trabalho doa a quem doer... bastava haver umas poucas cabeças a rolar que iria logo servir de exemplo para todos. o problema é quase ninguém fazer nada...
o problema das picagens já é muito antigo. a lidl não faz nada pois não lhes interessa! o problema resolvia-se com a maior das facilidades..... assim que quem está a fechar (xefia) picasse tinha 30m para sair da loja. depois desse tempo as luzes apagavam-se. simples, facil e nada de muito elaborado digo eu.... agora andarem a cruzar as picagens com as horas a que ligam os alarmes.... a mim não me convence! Não resolvem a situação de vez porque não lhes interessa! é como a merda dos peluxes..... agora temos que anotar os dados dos cliente..... po caralho pah!
Que história e essa de anotar os dados do clientes por causa dos peluches??????
Ontem também tive a apontar números de telefone dos clientes que vinham buscar os peluches e não os encontravam na loja.
Gastam tanto dinheiro em publicidades e não são capazes de encomendar peluches a mais é o que sobrar entregar a escolas, creches e assim.
Agora está merda dos números não de admite que estejam ao lado do teclado, os chefes de venda nunca ouviram falar em Política de Privacidade?
P.
Que vergonha só mesmo na lidl. Eu até já tenho medo da próxima campanha para nos atrofiar na caixa.
Já viram os vossos recibos????? Agora o lidl anda bonzinho e vai pagar-nos as horas suplementares como antigamente. Ou melhor como sempre deveria ter pago. O que na realidade aconteceu é que as inúmeras queixas que têm chegado à ACT e sindicatos obrigou-os a repor os direitos que nos tiraram. Lá porque o código de trabalho muda as coisas na empresa nem sempre têm de acompanhar essas mudanças. Seguimos o Contrato Colectivo de Trabalho. Paneleiros assumam a merda que fazem e não venham com desculpas da treta. E obrigado aos que não tiveram medo de dizer a verdade mais uma vez e aos lambe botas e cagões gozem os tostões à custa dos outros.
Isso vem com retroactivos?
Isso devia vir com os retroactivos e aumento do salário base, uma vergonha não haver aumento real do salário há 3 anos.... e depois vêem com os números que os lucros aumentaram !!!
Colegas, UMA SITUAÇÃO INJUSTA É HAVER UNS VENDEDORES A GANHAR +25% A PARTIR DAS 20 HORAS E OUTROS SÓ PARTIR DAS 22 HORAS POIS É INJUSTO EXISTIREM VENDEDORES DE 1ª E DE 2ª A FAZER EXATAMENTE O MESMO SERVIÇO E COM A MESMA CATEGORIA... O LIDL DEVIA RESOLVER ESTA VERDADEIRA INJUSTIÇA.....
Desculpa mas não vejo qualquer injustiça nisso. Trabalho cá a 10anos, achas justo alguém com 2 ou 3 ganhar tanto quanto eu? Aja antiguidade para alguma coisa...
Nessa perspectiva da antiguidade então os chefes e afins deveriam ser os que têm mais anos de casa e não a competência e mérito ou algo semelhante, também dentro desse pensamento os que entraram ao fim de meia dúzia de anos nunca poderiam chegar ao topo de antiguidade a nível salarial...porque vão existir sempre colegas com mais tempo de casa.... e merecem ganhar mais por serem mais velhos na empresa...??!!!!!!????
A lei é de 2008 para 2014 já lá vão 6 anos!!! Em 6 anos no LIDL ou és "bom" e mereçes um tratamento igual, pelo menos no salário ou "já foste"....
Quem acham que tem o salário mais injusto em relação ao trabalho que fazem... vendedores? chefes de secção? ou chefes de loja?
susana que confusão vai nessa cabeça.... para que saibas na minha loja sou mais "antigo" que algumas xefias e até mesmo que a CV.... que culpa tenho eu e os outros, que o governo tenha mudado as leis?! Agora se já devias ter passado para vendedor de 1ª e ainda não te subiram o conselho que te dou é para te ires informar e lutar pelos teus direitos....
o mais frustrante nesta empresa é o gajo que anda de verde ter mil e uma funções e os que andam de azul so fazem o básico e ganhamos todos o mesmo! ISSO SIM É INJUSTO! para quem anda de verde, pois eu recusei-me e não faço nada disso! quando pagarem mais eu faço a formação e fico com as responsabilidades de andar de verde. até la fico-me pelo básico.... caixa e reposição!
Caro anónimo de 10 de Março 2014 às 13:56 Não vai confusão nenhuma na minha cabeça, é simplesmente uma questão de moral, pois eu estou no topo (operadora de 1ª), no entanto a minha colega que por acaso nem veste verde nem tem essas responsabilidades, só está na caixa e faz a limpeza das mesmas, até às 22 horas, não faz mais nada, ganha mais de cerca de 40 € por mês (+25 % depois das 20 horas) a mais do que eu, só porque entrou na Lidl um mês antes de mim.... ISSO È QUE É INJUSTO, pois a Lidl deveria por fim a estas injustiças.
O que a lei obriga é a pagar a partir das 10 horas mas se os responsáveis quisessem pagavam a toda a gente a partir das 20 horas para não haver estas injustiças...
não é o "trabalho a mais ou a menos" em relação aos meus colegas que incomoda, já ao contrario de si caro Anónimo, é sim a discriminação salarial que a LIdl faz pois pela Lei o Lidl poderia pagar o salário mínimo a todos os vendedores e não o faz paga acima do salário mínimo de lei a toda a gente, assim também deveria pagar os 25% a partir das 20 horas a todos as vendedores.... E são pessoas egoístas e invejosas como você que levam a que as pessoas não se organizem e lutem pelos seus interesses e melhoria das suas condições de trabalhos em todos os níveis.... como diz aqui o bloguer HASTA !!! bjinhos
Cara Susana tem toda a razão quem faz fecho merecia MAIS ou pelo menos serem todos tratados de igual forma sim porque o fecho é DURO, é só mais trabalho e mais responsabilidades e mais non fod e mais limpeza e mais pão e mais limpeza e mais fruta e mais plantas e mais carnes e mais caixa e mais fruta e mais pão e mais flores e mais varrer e mais passar maquina e mais non fod e mais cartão e mais alinhamento e mais reposição e mais limpeza e mais xiclas no chão e mais e mais limpeza no pão e mais lixo e mais quebras e mais non fod e mais fruta e mais plantas e mais limpeza e volta mais para a caixa e mais fruta e mais limpeza.... MAIS TUDO MAS COM muito MENOS €€€€€ !!!!!!
ahhh faltava o parque e as casas de banho e mais alteração de preço e mais "os 30%" e mais a temperaturas e mais a esfregona na P*TA que P*riu...
Vocês devem trabalhar numa loja fantástica! Parque é feito de manhã, bem como os 30% e afins... E a reposição quem a faz? Inteiras? Acredito que quem está a falar nunca fez abertura... Volto a dizer não tenho culpa que a lei tenha mudado. Não estás contente com a tua situação pede para mudar ou muda tu! Mais.. Se a lidl não pagasse acima da média aposto que ninguém lá trabalhava a aturar as merdas deles!
Oh Susana tas muito enganada se és operadora de 1ª não estás no topo mas sim no meio. A ordem de categorias é esta: operadora de 2ª, operadora de 1ª e por fim operadora especializada. Parece-me que és uma daquelas que como muita palha ;)
"come muita palha" - correção
"come muita palha" - correção
Meu caro amigo Anónimo,sabe a razão do subsidio nocturno ser a partir das 20 horas até às 7 horas e para alguns é só a partir das 22h, por uma mera razão legal de baixar meia dúzia de tostões de custos, será que não podiam atribuir por exemplo umas carrinhas comerciais aos chefes de vendas e pagar-lhes mais a eles (Chefes de Zona) e a nós vendedores??
já ouviu em falar em família e responsabilidade social e igualdade entre trabalhadores???
Cambada de ignorantes!!!
Mas será que vocês ainda não perceberam que trabalham numa empresa de origem hiteleriana e gerida por portugueses hipócritas????!!!??? Estão à espera que isto melhore?????
anónimo 11 de Março de 2014 às 09:16
Então um base de 378 €/20 horas corresponde a que categoria??? especializado???
anónimo 11 de Março de 2014 às 09:16
Então um base de 378 €/20 horas corresponde a que categoria??? especializado???
Bem indo por partes....
1- todos voces estão enganados em relação as categorias.... existem 4!
op 2ª, op 1ª, vendedor especializado e por fim vendedor principal. as três primeiras ganham-se por antiguidade e a ultima ou por mérito ou então para chefias que passaram a vendedor por mutuo acordo (5ª chefia não conta)
2- esse base corresponde a vendedor de 1ª, note-se que em alguns casos, poucos, esqueceram-se de atualizar a categoria mas o ase está bem!
3- EM ESPECIAL PARA A ""NOSSA"" SUSANITA.....
tu que enches a boca para falar de igualdade, egoísmo e bla bla bla babuseiras, deixa-me que te diga duas ou três coisas..... pelo que estou a ver tu es vendedora de 3ª ou 4ª geração, certamente não és do tempo em que as horas suplementares eram apontes em cadernos, em que nos dias em que so tinhamos 1h para almoçar e o chefe demorava 20m a tirarnos da caixa ficavamos so com 40m para comer, do tempo em que os inventarios iam até as tantas e havia tristes que entravam as 7h da manha, não es desse tempo pois não???? pois és do tempo em que as horas são registadas no computador, do tempo em que o sistema te obriga a no mínimo fazer 1h para almoço e 11h de descanso não é??? sabes quem é que conseguiu esses direitos que tens como adquiridos? fui eu e mais uns quantos tristes que lutamos para termos e teres esse direitos. diz-me lá agora quem é que está a ser egoísta.... fds isto há cada um....
Adorei o ponto 3. Muito bem falado. E mais uma coisa agora os vendedores mudam de categoria mais rápido quem já trabalha há mais de 10 anos esperou mais para subir de categoria. Nesses tempos que explicas no número 3 habituamo-nos a trabalhar sobre stress, muitos que entram agora pra lidl não seriam capazes de fazer uma abertura de loja como as aberturas dos nossos tempos. Nesse tempo fazíamos fifo a tudo, mesmo tudo, tínhamos de alinhar a loja ao fim do dia incluindo inteiras, chegávamos a ir repor camiões às 5h da manhã, púnhamos inteiras de leite, agua,... com duas bases ou mais. Coitadinhos ainda se queixam e dizem que aqueles que trabalham há mais de dez anos têm de ser mais resistentes, se vocês soubessem como era trabalhar há uns bons anos atrás calavam-se porque muitos novatos de agora não aguentariam uns meses sequer. Viva os veteranos do lidl.
Aja alguém que me entende! Viva os jubilados ou quase!
E já agora um bem haja ao moço que criou o blog... xD
Tb há muita porcaria jubilada ou quase por ai a trabalhar assim como novatos. Não deixa de ser injusta esta situação de discriminação nos salários. É injusto numa empresa com tantos trabalhadores não poderes ter as férias quando queres porque "n há pessoal".. é injusto não ter um mapa de horario de 1 mês para poder organizar a vida pessoal.. é injusto haver picagens aldrabadas para atingir objectivos impossiveis estipulado por pessoas que nunca trabalharam nas lojas nem fazem a minima ideia do que exigem... é injusto estas e tantas mais e nós temos que ganhar força para lutar pelos nossos direitos
Pelo PONTO 3 estão por fim a dar-me razão, pois o que eu estou a defender é a melhoria tanto salarial como laboral...SE vocês dinossauros do LIDL que ponham "leite e água" com duas bases e em que mais de 80 % da loja era só paletes inteiras... conseguiram eliminar o livro das horas extras e picagens, agora temos de lutar por acabar definitivamente com os horários feitos à semana e com as picagens "virtuais" para atingir produtividades falsas. Vocês "antigos" tinham métodos de trabalho diferentes e talvez mais duros fisicamente, mas não tinham pão nem uma Zara/Primark dentro da loja e uma loja quadruplicada de produtos agora para cada palete inteira tem-se 2 DD.... São pontos de vista! Mas os nossos esforços devem ser a união para a melhoria e não para a "luta" entre nós...
Muito bem, Susana as nossas atitudes tem de mudar temos de ter aumento de salário , pois os lucros da empresa também existem...podem não ser tão elevados como eram, mas existem... logo têm de ser partilhados com quem dá o litro todos os dias!!
Muito bem falado mas... Já viram que na maior parte dos casos são só os dinossauros que falam, que se revoltam e que se queimam...!? Quantos de vós, novos, são sindicalizados? Quantos de vós negam as horas suplementares? Quantos de vós exige que as horas que nos são pedidas hoje sejam repostas na semana seguinte? Quantos de vós apresentao queixa no ACT por o mapa de férias não estar afixado? Não é só falar aqui para sermos bonitos, mas sim na loja! Pois enquanto só formos uma minoria a reclamar pouco vai mudar pois a empresa arranja sempre maneira de nos mudar a nos! Viva o gola amarela! Belas batas a dessa altura!
Já fiz queixa 2 vezes à ACT por causa do incumprimento nos horarios (falsas picagens e não afixação do mapa de horario ao mês).. Se todos fizessem o mesmo secalhar já alguma coisa tinha acontecido... assim nada! nem resposta tive
Então vamos todos pessoalmente à ACT apresentar as nossas queixas até eles tomarem uma atitude... será que dá para fazer essas queixas no site da ACT? Vou investigar e depois coloco aqui mais informações.
bem hajam
Ora mais fácil não podia ser, a ACT garante o sigilio, e os "Critérios de investigação das denúncias apresentadas investiga as denúncias apresentadas, nomeadamente em função dos seguintes critérios:
Gravidade, aferida em função do número de trabalhadores abrangidos, da particular gravidade na perspectiva da segurança e da saúde no trabalho e em situações de perigo grave e iminente;"
Ou seja quantos mais apresentar-mos queixas mais depressa eles tomam alguma atitude... é só ir a este link e apresentar as queixas, no essencial deverão focalizar-se nos horários semanais e no não cumprimentos das horas de trabalho através das "falsas picagens", o resto será por acréscimo, fica aqui o link:
http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/Itens/QueixasDenuncias/Paginas/default.aspx
n tou a conseguir abrir o link
Esse link não tá disponível, enviem por e-mail eles recebem a queixa na mesma. Procurem em centro local da act mais perto do vosso local de trabalho que eles vão lá depressa.
O link está a funcionar! a mim apareceu um formulário para preencher com os dados obrigatórios para que as queixas sejam validadas.
www.act.gov.pt do lado direito tem um retangulo verde que siz queixas e denuncias... é só clicar!
Hoje recebi a "dica interna", já vi a "propaganda" e as "auto-promoções" almocei uma salada, tomei café na vizinha (não tenho Nexpresso)e comi la c´um after height falsificado...
olá
Encontrei este blog e concordo com algumas coisas que aqui foram escritas,mas há certos comentários que nao concordo.O lidl é uma empresa em vários paises,e muitas vezes eles nao sabem o que se passa nas lojas.Os maiores culpados da empresa sao os chefes de loja e os chefes de venda.O chefe de loja tem conhecimento da lei portuguesa,e sabe o que pode ou nao fazer.O chefe de loja ao cometer infraçao no horario,ou outra coisa,deve ser comunicado aos superiores do lidl(lidl nao tem a culpa de imcompetencia de alguns) e em relaçao a alguns vendedores a maioria é incompetente no trabalho,nao preocupam-se com loja nem o trabalho,alguns gostam de comer minutos e depois o que acontece?quem trabalha é que depois sofre as consequencias.Os vendedores com muitos anos de casa muitas vezes empurram o pior trabalho para os mais novos,so porque teem mais anos de casa,e eu nao concordo com isso.
COMBATAM A FRAUDE E PROBLEMAS DENTRO DA EMPRESA!
Desculpa mas meteres as culpas no chefe de loja é muito injusto. És muito novinho no lidl pelo que parece mas quando não fazemos a minima ideia do que falamos é melhor ficarmos calados. 1º para te passarem o "pior" trabalho é porque não és melhor que eles no "melhor" trabalho e em vez de vires para aqui dizer isso devias-te preocupar em trabalhar melhor que os outro para poderes fazer o teu "melhor" trabalho. 2º "eles" sabem MUITO bem o que se passa nas lojas e estares a culpar o chefe de loja por isso é mesmo de quem anda completamente tapado dos olhos... a n ser que tenhas um chefe de loja que vos anda a fazer de escravos e ele leva uma vida de lorde, mas se for o caso a equipa acabará por desmotivar os resultados deixarão de aparecer e ele será convidado a por a carta. A mim o que me parece eq entraste agora na empresa so sabes olhar para o teu umbigo que nem te consegues olhar ao espelho e veres que secalhar o problema não sao os que te poem a fazer trabalhos dificeis e os chefes que te fodem a cabeça mas sim tu e se não mudares essa postura o mais provável é não aguentares muito no lidl e em qualquer outra empresa
Tudo dito! Volto a dizer "isto há cada um... Fds"
Sr anonimo que anda a fazer trabalhos pesados... mas o que é isso dos piores trabalhos? explica-me sff.. que eu ainda não encontrei os "bons" trabalhos... ainda n consegui deferenciar o bom do mau... gostava de saber quais são os bons trabalhos para me poder dedicar a eles e ter uma vida profissional tranquila no lidl!
Certamente mandaram no fazer os WC, parque, cais e o menino não gostou. Ou então é daqueles que só faz caixa porque é lento a repor...
Fodsss a mim ninguem me deixa ir para a caixa de vez emquando descansar um pouco depois de ter dado o litro exactamente porque depois as meninas têm de ir trabalhar e estalam as unhas....
Eu detesto a caixa, prefiro andar num stress na loja do que tar horas seguidas na caixa e sou mulher. Não tenho medo de limpar um wc todo cagado mas já os meus colegas do sexo feminino têm complexos em limpar wc's. Os chefes dizem k e normal porque isso é mais trabalho de mulheres. Que eu saiba o lidl paga igual a todos. Uma vez tavam todos na caixa e so o chefe na loja, veio uma senhora dizer que o wc estava uma porcaria e o chefe teve a lata de me tirar da caixa permanente para ir limpar porque era a única mulher que la estava. Ah e são todos uns porcos porque o cheiro nojento do wc deles sente-se na outra ponta do armazém. Muitos deviam ter formação de limpezas, nem numa vassoura sabem pegar.
Já repararam que o banco de horas, por muitas que se faça, nunca passa das 16h acumuladas!? Será por a partir da 17h ser paga a suplementar que nunca a atingimos por mais horas que um gajo dê a casa? Fodem-se que vou passar a apontar tudo
Só deste por isso agora????? Os chefes de zona manipulam tudo. Agora com tablets oferecidos com o suor dos desgraçados é que eles até a cagar na sanita nos podem manipular.
A nova expressão da lidl é "MUDEM O CHIP" não sabia que eu tinha um chip, alguém já encontrou o seu chip é que eu já fiz uma ressonância magnética e os médicos não o encontram em lado nenhum??????
tao bem fodidos que vou apontar tudo. foto dos planeamentos e depois quero ver se a puta das horas desaparecem....
Isto para os chefes de zona esta cada vez melhor.. carrinho... ipadzinho para para controlar e maipular as coisas! acho muito sinceramente que é um cargo inutil na empresa. Com o dinheiro que gastam com eles(ordenado, carro, gasolina, telefone e ipad) punham mais gente a trabalhar nas lojas e passavam as responsabilidades do chefe de zona para o chefe de loja que esse é que está la e sabe o que se passa e é possivel fazer na loja. So assim as coisas funcionariam melhor.. e para vir mandar bitaites com ipad na mao e tudo mais existem os diretores
Enfim nem vale a pena falar nisso... CV, auditorias e o camandro só têm um único objectivo que é Foder a loja e nada mais. Essa do mudar o chip está boa. Perdi sérios minutos a ler as entrevistas e... A sério!? Eles querem enganar quem? Apostar na formação? Fds nem a porcaria de um pólo ou tocas me arranjam quanto mais gastarem guita em formação! Burro é quem assina os papeis de formação sem as ter tido... Sabem que por lei temos que ter 35h de formação por ano?
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