terça-feira, 19 de agosto de 2008

As grávidas e o LIDL

Boas. Muito se fala da discriminação das mulheres que pretendem engravidar, e que por acaso até trabalham na LIDL. Deixa-se comments com extractos do site do PCP(!) para fundamentar este assunto e tudo. Mas eu pergunto (e gostava que respondessem a vós mesmos com sinceridade): é só no LIDL que isto acontece?
Da minha experiência pessoal eu posso dizer que não, e que não acontece com mais frequência na nossa empresa do que nas outras. É um problema de lei, é um problema nacional e não um problema específico desta empresa. Eu trabalhei no Pingo Doce, e durante a minha estadia lá, chegou uma colega que tinha estado grávida e que antes de engravidar trabalhava no LIDL. Como ainda estava a contrato despediram-na. Chegou ao Pingo Doce e trabalhou lá quase 1 ano até.... engravidar. Como ainda estava a contrato despediram-na. Quer dizer, de nenhuma das vezes ela foi despedida. Tecnicamente não lhe renovaram o contracto. Actualmente conheço dos casos, de mulheres, que não eram chefias, que não tinham horários de 40 horas, que não estavam ládesde os primórdios da LIDL, que não tinham "cunhas", e que engravidaram. Uma delas até teve uma a ausência mais prolongada do que o previsto devido a complicações. No entanto, continuam a trabalhar lá....
Por isso, eu acho que não é um problema da LIDL, mas um problema de gestão e mentalidade nacional e não só, porque não é só em Portugal que acontece. Não digo que deixem de lutar pelos direitos de quem se vê privados dos mesmos, mas não particulararizem algo que é geral, ao mesmo tempo que não devem generalizar algo que é particular. Em vez de dizerem "na LIDL", digam "na minha loja", ou "o meu chefe" ou algo assim. E depois haverá alguém que concorda e alguém que não, e é esse o espírito do blog.
Venham as críticas e os insultos... Sem mais....HASTA!

16 comentários:

Anónimo disse...

Não fui eu que incentivei este tema de conversa mas tenho uma opiniao a dizer. Quando apareceram aki conversas sobre discriminaçao de grávidas na lidl penso que não deveria ter sido com a intençao de generalizar alguns casos apenas à lidl. Pois se isto é um blog que diz respeito apenas a lidl e tb pelo nome que lhe atribuiram, "merdas do lidl", nao vamos estar aqui a comentar casos de Pingo Doce, Continente, ...

Também é verdade que nem todas as lojas tem destes casos pois a mentalidade retrogada de alguns chefes é que leva a atitudes de discriminação.

Conheço o caso de uma vendedora que teve de aguentar uma gravidez de alto risco a trabalhar sem as condiçoes exigidas porque caso fosse para a baixa o seu contrato nao seria renovado. Na verdade se nao lhe renovassem o contrato nao era o mesmo que despedimento. Mas quem garante que essa decisao nao se deveria ao facto de ter perturbado o bom funcionamento da empresa pelo seu estado de gravidez e demais direitos apos o parto????

Anónimo disse...

Eu por acaso conheço o caso de uma colega que foi mto maltratada simplemente porque se recusou a fazer reposiçao, a retirar artigos pesados (tipo embalagens de 12L de leite, embalagens de 3 aguas 5133, embalagens de vinho tetra e ice tea) dos carrinhos dos clientes quando estes teimavam em nao passar com os carrinhos vazios, por recusar fazer trabalho suplementar e por ter requerido com atestado medico dispensa de trabalho nocturno visto que se deslocava sozinha a pé para casa numa distancia de um a dois quilómetros.

Custava-m mto ve-la a sair do escritorio ou ao fim do dia lavada em lágrimas. Chegaram a gritar mtas vezes com ela em altos berros que se ouvia na loja e quando fechavam a loja tavam sempre a massacrá-la com expressões do tipo: "você nao se despacha", "se nao pode fazer esforços vá de vez para casa", ...

Mas tb só vi isto nesta loja, pois ja trabalhei noutras e lá as gravidas foram bem tratadas, mas tb os chefes eram mto mais porreiros.

Anónimo disse...

Oh pá o(a) criador(a) deste blog é o(a) que se batptizou por Gola Amarela??? Pelos comentários que faz cheira-me que possa ser mais um espião de quarta categoria da Lidl.

Um conselho: Nao confiem em ninguém na Lidl, foi um conselho de um Chefe de Zona e já vi que nao é seguro desabafar com ninguem principalmente quando andam os galinhos todos a disputar um bom poleiro na empresa:

Quem te avisa teu amigo é!!!Já diziam os meus tetra-avós!!!

GolaAmarela disse...

WTF?? Eu espião? O blog é totalmente anónimo ja reparas-te nisso? Eu sou só um vendedor. Quem quer acredita quem não quer que não poste nem comente. Os comentários são feitos de acordo com a minha experiência e opinião.

Anónimo disse...

golas aamarelas ou vermelhas ou colarinhos e tudo o mesmo nao deixao de ser colegas ja vi chefes serem maltratados outros fazerem a vida num inferno por causa da maternidade de chefias ja vi colegas meus a serem maltratados isso e normal seja no lidl seja em qualquer outra loja que nao seja lidl este pais e todo igual desde o governo ao pedinte na rua sao maltratados e maltratao tudo e mais alguma coisa isto nao se passa so aqui mas que podemos nos fazer e a merda de pais que vivemos

Anónimo disse...

lol eu ja ouvi falar de um caso de um,a chefe de loja que engravidou e nao disse a ninguem, depois no trabalho so fazia asneiras propositadas no sentido de a despedirem, o lidl despediu a chefe de loja, ela meteu o lidl em tribunal por ter sido despedida e deu o motivo de estar gravida, o lidl sem saber que ela estava gravida foi culpado em tribunal e ainda pagou uma valente quantia de dinheiro a tal chefe de loja

Anónimo disse...

p comentar este ultimo comentario..axo ke fez bem..apesar de ter sido uma cabra esperta,pelo menos vingou-se pelas outras gravidas ke foram mal tratadas..so espero ke todos estes "meninos e meninas" ke tem este tipo de procedimentos na empresa se lembrem ke so andam neste mundo porke as maes engravidaram..a gravidez é o ke se deve respeitar mais e o pais é uma merda porke os patroes e xefes e etc. tambem ajudam para o tornarem uma merda..eu nao trabalho no lidl mas o meu companheiro trabalha..e onde eu trabalho ninguem e despedido por estar gravida ou doente..por isso,axo ke devem criticar sim as lojas onde isso se passa..e mais vos digo..o lidl so e uma merda para voces se voces deixarem..se se unirem a empresa multinacional muda e passa a tratar decentemente os seus funcionarios..

Anónimo disse...

Bem eu acho que nao se deve usar uma gravidez para encher os bolsos mas tb em certos aspectos e por coisas que ja vi a Lidl as vezes bem que merece que lhe façam estas coisas, pois neste caso foi a gravida que abusou mas sao mais as vezes em que chefes e colegas abusam das gravidas.

Enfim , cada um luta com as armas que tem!!!

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentário 7. Neste pais ja nao se sabe lutar pelos nossos direitos. Nao venham com desculpas que no Pingo Doce, no Mini Preço, Continente, ... tb se passa o mesmo pois isso so revela que nao tem iniciativa propria e que devem ter uma faceta masoquista. Eu ja trabalho há mto tempo no lidl e se querem saber a cada ano que passa cada vez mais deixo de confiar nas pessoas desta empresa, pois mtas delas sao capazes de tudo para subirem a chefes. Algumas ate ja foram maltratadas por chefes quando eram vendedores e depois de subirem a chefias passaram tb a tratar mal os colegas. É so pessoas mediocres e hipócritas.

Muitas pessoas revoltam-se tanto contra as medidas do nosso governo mas nao seria melhor porem a mao na consciencia e pensar que ainda sao piores????

Anónimo disse...

obg por concordares com o comentario 7..foi meu :-) e uma coisa é certa..o povo keixa-se das mas condicoes em k vive..mas kdo o dinheiro lhes sobe a cabeça..eskecem-se rapido ke um dia foram pobres..pensem nisto: uma pessoa pobre ganha o euro milhoes..o k faz por si proprio? faz a vida ke nunca fez..o ke faz pelos outros?ajuda a contribuir para a desigualdade..
nao sei se me fiz entender..mas so espero ke se um dia eu tiver dinheiro suficiente para mim e para os outros eu mude um pco do mundo..se nao mudar o mundo,talvez possa mudar a mentalidade dos portugueses..ke sinceramente..deixa muito a desejar...falando do lidl,ke é o assunto principal..caros vendedores..um dia k subam a xefes..orgulhem a vossa ekipa com exemplos de profissionalismo e companheirismo..nao sejam como os outros..

Anónimo disse...

As injusticas que acontecem com algumas gravidas no lidl passam-se porque têm chefias que são umas bestas não por trabalharem no lidl ,nos meus 8 anos de lidl já nos passaram pelas mãos 5 gravidas e todas elas foram poupadas pelas chefias e pelos vendedores durante a gravidez e continuam quase todas na empressa ,nenhuma foi despedida mas isso só aconteceu porque eram boas vendedoras não por estarem gravidas porque também não vamos ficar com pessoas que não prestam só porque engravidaram.

Anónimo disse...

sou funcionaria da lidl e tambem ja estive gravida e não m despediram eu acho que não podemos generalizar este assunto tudo depende das amizades que tens na loja, s es bom ou mau funcionario e acima de tudo da maneira de pensar das tuas chefias. Posso dizer que trabalhei ate aos 7 meses de gravidez e fui sempre bem tratada nao tenho razão de queixa

Anónimo disse...

Bom, pra começo de conversa, o nome do blog já diz tudo "Merdas do lidi", q deve ser um grande BOSTA, pois nunca vi tanta caganeira em tão pouco espaço de tela! Vai se internar, grande cagalhão!!!!

Anónimo disse...

eu tambem sou sou funcionaria do lidl.

quanto despedimentos nao tenho razoes de queixa, pelo menos tenho uma colega que passou a efectiva quando estava em casa gravida.

mas...nao vale apena o lidl..na minha opiniao nao presta, deram-me uma formaçao que nao me serve para nada, pedem-me k faça coisas que nao sei fazer pk nao me ensinaram e ainda dizem (alguns chefes) que recebemos mais do k deviamos..lol isto é mm pa rir.

agora quero despedir-me, a chefe está a fazer um escabefe do tamanho do mundo como se eu fosse a melhor funcionaria que lá está (que nao é vdade). espero k seja só no lidl se nao o mundo esta perdido.

Anónimo disse...

pois é a verdade é que nao é apenas no lidl que estas coisas acontecem eu passei do plus para pingo doce e entretanto fiquei gravida o que acontece é que no plus era segunda chefe de loja e quando passamos a pingo doce passei para a caixa e a desculpa era que como estava gravida era melhor e que 99,9% das gravidas desta empresa assim o queriam (estar na caixa). eu disse que nao podiam fazer as coisas assim e que nem sequer me tinham perguntado se queria ir para a caixa e a resposta foi que se eu nao quizesse estar na caixa entao poderia ir repor mas que a responsabilidade nao era deles. pois bem fui ao act onde me disseram que me estavam a fazer uma despromoção e aconselharam-me a vfazer queixa da situação mas quye no entanto nao me poderia recusar a fazer as funções que eles mandavam. assim fiz já se passaram 6 meses desde que fiz a queixa e ainda nao sei de nada agora vou começar a trabalhar e ainda nao sei qual vai ser a função vamos ver...
por isso nao é so na lidl o 0problema sao os graxistas que existem na loja em si e que enquanto esses nao sairem de lá o podre fica lá sempre...

Anónimo disse...

o unico problema em ficar grávida no lidl é que no fim do ano não recebes o sub de
natal referente ao periodo em que estiveste de licença de maternidade.
O que é muito mau, fica-lhes muito mal...