sábado, 10 de março de 2012

Para todos os padeiros da LIDL

  Ohhhh..... Olha quem cá está...são vocês... e eu também.... O.o. Tudo em cima? Já não bastava sermos empregados de limpeza, repositores, operadores de caixa, responsáveis de frescos e fruta, psicólogos e psiquiatras às vezes, agora também somos padeiros... LOL
  É assim, eu até nem me importaria de o fazer, e provavelmente até ia gostar, se o sistema fosse diferente, agora da maneira que está estabelecido é mesmo para matar os vendedores, quase literalmente. Ora bem, inicialmente tinha-mos 2 horas para preparar, cozer e embalar entre 3 a 4 carrinhos de pão, em dias normais, agora a um Sábado, por exemplo, na segunda fornada temos de fazer o mesmo mas com 8 carrinhos.... Sim, nas mesmas 2 horas. Pressão? Onde? Se for só uma pessoa a fazer o pão o dia todo, ou até mesmo só 2 fornadas, acaba o dia completamente exausta no mínimo. Além de ser muito trabalhoso, o tempo que nos dão para completar a tarefa e excessivamente escasso, mesmo andando a correr de um lado para o outro com os carrinhos, aldrabando (MUITO!) no esquema dos tabuleiros, entrando na arca "TIKO" sem o casaquinho para ser mais rápido é impossível.. Digo eu... Quer dizer se calhar é de mim. Eu não consigo... Mais alguém não consegue? Penso que seria bem mais benéfico alterar o esquema da preparação no que às horas e ao tempo que nos dão diz respeito. Eu só faço 2 fornadas por semana por isso nem é por mim que falo, (se bem que também fico todo partido só com 1 por dia) é mais pelos desgraçados que têm de fazer pão a semana toda. Alguma sugestão?
  Sem mais.... que estou muito cansado hoje. HASTAAA!

10 comentários:

Anónimo disse...

"Escasso" é um termo leve para aplicar ao pouco(?) tempo que temos para preparar as fornadas! Eu não sei se as pessoas que nos FOD*M a cabeça já repararam que cada fornada tem um tempo (minimo são 10m...) ora bem, nas minha contas 8 carrinhos demorariam no mínimo 80minutos, isto se só se fizessem bolas e baguetes claro está... como não é assim que funciona só no forno esses mesmos oito carrinhos demoram cerca de 120/130m...espera lá...2 horas têm 120m... e eu ainda tenho que preparar os carrinhos, esperar que o forno pré-aquece a cada fornada, embalar, voltar a levar carrinhos para preparar novamente carrinhos...contas feitas...eu faço milagres, mas o meu chefe não vê isso...eu faço o impensável (ainda hoje o fiz, como praticamente todos os dias...), preparo a seguinte fornada: 8 Cacetinhos, 40 Bolas, 8 Baguetes, 5 Baguetes Rústicas, 5 Un. Pão c/Chouriço, 1 Empadas, 2 Delícias de maçã,5 Croissant Manteiga, 1 Chocolate, 2 Pasteis de Nata,5 Pães de Mafra, 2 Folhados misto (que fizeram a proeza de mudar e agora têm de ser feitos no mesmo programa que o pão "grande", 10 Pães da Avó, 1 Pão Rustico, 1,5 Pão c/Sementes e 5 Un. Queques. Isto tudo numas fantásticas 3 horas...Quem cá está deverá saber certamente do que falo...O meu chefe não percebe...e sabem porque? porque quando era vendedor ainda não havia pão, e não percebe nada de nada do milagre que muitos de nós fazemos ao termos este tipo de fornadas para fazer e realiza-las em horas recorde! Posso dizer-vos que tenho um amigo meu no continente, onde o processo de fazer o pão é muito identico ao nosso, mas ele diz-me que tem 4 horas para fazer uma fornada que consegue ser inferior a esta...ele é pago para ir lá so fazer isso....

Anónimo disse...

Faltaram os 2,5 de Pão Coberto C/ Queijo Gouda... LOL

Anónimo disse...

Boas amigos e em exclusivo ao sr que escreveu este comentario que esta muito bem escrito...parabens,pois tambem sou "padeiro" mas sou padeiro durante toda a semana e faço as 3 fornadas por dia,pelos vistos nao sou da mesma regional porque nao tenho varios codigos que este sr tem de fazer. mas tb tenho alguma dificuldades em fazer pao devido aos tempos que obrigam a fazer,pois as minhas fornadas tambem sao enormes...10 bijou 40 bolinhas 10 cacetinhos 16 pao dávo 4 mafra 1 pao de queijo 2 pao com chouriço 2 mistos 1 empada 8 croassants 2croassant de choc 2 delicias 6 natas!!!agora façam as contas e digam me quantas horas serao precisas para fazer isto???3 horas??? 3.30????pois eu tenho de fazer isto numas simples 2h e 30m...agora pergunto eu como é possivel fazer isto tudo com 16 bolas por tabuleiro ou 12 mistos por tabuleiro???claro que nao...e quando fazemos toda a fornada e deixamos algo para embalar e pedimos ao colega para embalar e nao pode pq é o responsavel dos frescos ou so esta um chefe...la fica no carrinho por embalar...estarei correcto???já agora tenho uma duvida voçes tambem param 1h de manha a seguir a 1a fornada???realmente somos mesmo bonecos nas maos destes nazis que brincam connosco e fazem o que querem...mas infelizmente a troika obriga a que isto aconteça...abraço a todos...

Anónimo disse...

Deve ser por isso que agora os clientes têm que estar com 20 olhos na caixa, para que não sejam cobradas as coisas em duplicado! Merdas do Lidl? Sim, sem dúvida!

Anónimo disse...

Boas pessoal! ja a algum tempo que sigo este blog e similares (desde a crise dos vales BP). Mas indo por partes....
Primeiramente quando surgiu o pão (isto na minha loja) o que estava falado era que seria uma função rotativa, logo a grande maior parte dos vendedores fizeram exames, bem como as chefias. O pior é que essa tal rotatividade nunca aconteceu! atualmente ja estou na porcaria do pão a quase um ano e não vejo maneiras de la sair!!!! da ultima vez que fiz caixa, alem de ja não me lembrar da minha pass, lembrar-me da grande maioria dos codigos foi um suplicio!!! ja para não falar na reposição, visto que para ajudar voltamos a mudar de layout.
quanto ao ter 2h para fazer a 2ªfornada.... so tenho a dizer o seguinte.... REVOLTEM-SE!!! exponham o caso a Raquel Romão! No meu caso resultou e atualmente tenho 2.30m para a 2ªfornada! poderia ter conseguido as 3h, mas penso que ja seria muito e também não me quero foder. continuando....
a alguns tempos atras ouvi um rumor que em uma ou outra loja surgiram vendedores que reclamaram um subsidio qualquer inerente as funçoes de padeiro, mas da mesma maneira que ouvi tal rumor, também deixei de ouvir falar sobre o mesmo. alguem sabe de alguma coisa??
e por ultimo a cereja no topo do bolo.... categorias profissionais.... visto ja andar na lidl a muito tempo (se calhar a tempo de mais) fui-me informar sobre categorias profissionais e tal. o que me foi dito, foi que apos 7 anos teriamos que passar a operador especializado, mas pelo que tenho vejo isso não acontece! Agarrei na informação que tinha e toca de falar com a Raquel R. e ao que ela me disse parece que so obtem essa categoria (op especializado) todo o vendedor que passe a chefia e depois volte a vendedor novamente. O certo é que ja vi duas folhas de vencimento de colegas de outras lojas e apercebi me de duas categorias (que segundo a R.R e a minha CZ) não existem que são op. Especializado e Op. principal!!! alguem conheçe ou tb esta com alguma destas categorias! Aguardo comentarios!!! cumps

Anónimo disse...

os mistos ja nao cozem no prog 3??? mas sim no prog 6??? impecavel ainda ninguem me passou essa informação para cozer no prog 6 segundo o que depreendi num post mais acima!!! viva o lidl!!!

Anónimo disse...

correcção.... passaram do prog 2 para o prog 6?

Anónimo disse...

Gostaria de saber se existe diferença salarial entre zonas de entrepostos? alguém sabe? ouvi dizer que os do norte ganham menos que os do sul??? será verdade? contaram-me também que os do sul tiveram aumentos em 2012 e os do norte NÃO? será verdade?????

Anónimo disse...

pois bem meus caros colegas padeiros (AS) eu faço bem mais que o dobro que voces fazem por fornada e ai de quem me diga que so tenho duas horas aquela merda nao si embalada do forno e mais as entradas dentro da tiko acabaram sem casaco e trafolhices nos carros quem quiser que as faça eu desisti. quer dizer querem que nos sejamos rapidos querem que nos façamos tudo
1 ir ha tiko preparar o carrinho
2 preparar os carros
3 preparar os fornos
4 embalar
5 fazer pesagens
6 fazer os lotes
7 arrumar tudo
treta nao somos escravos ainda gostaria de saber quem foi o esperto que fez isto tudo em 2 horas

Anónimo disse...

Sao os meninos(as)que fazem essas cenas nos pc e depois manda para as lojas e que para as lojss verem com um cronometro a tempo de cada tarefa e depois os parvinhos que estao nas lojas ligam o turbo para fazerem tudo mss quando os ditos gestores se vao embora voltam ao seu passo de lesma