domingo, 20 de abril de 2008

007- German Eye...LOL

Olá, olá!!! Já toda a gente deve saber disto, mas ainda assim, e a pedido de uma colega, aqui fica a história que nos pode pôr na linha....ou NÃO!!xD





"Alemanha
Supermercados Lidl pedem desculpa por espionagem a trabalhadores
31.03.2008 - 17h38 Lusa
A cadeia alemã de supermercados Lidl, que também opera em Portugal, apresentou hoje um pedido de desculpa aos seus funcionários, num anúnico publicado em vários jornais alemães, depois de ter sido acusada de os mandar espiar por detectives particulares.

“A acusação de termos mandado espiar os nossos funcionários chocou-nos profundamente", afirma o comunicado da administração da Lidl, que garante não ter pretendido fazê-lo.

No entanto, os responsáveis da Lidl não desmentem no documento os factos apresentados na semana passada pelo semanário “Stern”, que publicou relatórios de várias páginas de detectives particulares ao serviço da empresa sobre espionagem sistemática da vida pessoal de empregados, recolhidos com a ajuda de micro câmaras.

A administração da Lidl alega que o uso de câmaras de vídeo é prática comum no comércio a retalho e afirma que, "de futuro, em conjunto com os empregados", irá recorrer a este expediente apenas para diminuir os numerosos furtos nas suas filiais, que diz causarem prejuízos anuais da ordem dos 80 milhões de euros.

Nos relatórios dos detectives há pormenores pouco significativos sobre funcionários, como por exemplo, referir-se que determinada pessoa só tem 85 cêntimos de saldo no seu telemóvel, mas também outros factos mais graves, como a afirmação de que um empregado "dá-se com toxicodependentes".

Perante este cenário, a administração da Lidl, que tem sido acusada pelos sindicatos na Alemanha de não respeitar os direitos laborais, resolveu vir a público com um pedido de desculpas formal aos seus empregados. "Se alguns empregados nossos foram difamados e se sentem pessoalmente atingidos pelos factos relatados, lamentamo-lo profundamente e apresentamos expressamente as nossas desculpas", afirma-se hoje no comunicado da Lidl nos jornais.

"Tirámos as devidas ilações destes incidentes e de futuro, em conjunto com os nossos empregados, continuaremos a proteger a empresa contra os furtos", diz-se ainda.

Críticas do meio político
A Lidl foi duramente criticada nos meios políticos depois de a "Stern" ter publicado as acusações de espionagem contra os seus empregados.

O secretário-geral do Partido Social-Democrata (SPD), Hubertus Heil, disse ao "Bild am Sonntag", no domingo, não ser favorável a um boicote contra a cadeia de supermercados. "No entanto", acrescentou o responsável do SPD, "é bom que os consumidores saibam como é que são tratados os funcionários das lojas onde fazem compras e tomem as atitudes adequadas".

Heil acrescentou que "a forma como a dignidade dos empregados da Lidl foi violada é repugnante", acusando a cadeia de supermercados de os tratar "como servos".

Também o ministro da Defesa do Consumidor, o democrata-cristão Horst Seehofer, não poupou críticas à Lidl, afirmando que a espionagem de empregados "faz lembrar métodos que se julgavam há muito ultrapassados na Alemanha".

Seehofer exigiu legislação mais dura para punir casos idênticos, sublinhando que, face às possibilidades das novas tecnologias, é preciso uma maior protecção da privacidade dos trabalhadores e multas contra prevaricações, mesmo às grandes empresas."

Fujam todos.... Eles andem aíííííí!
Sem mais...HASTAAAAAAAA!!





1 comentário:

Anónimo disse...

Esta noticia esta afixada em pleno escritorio de uma loja algarvia...
isto é k é chefias preocupadas...
;)